terça-feira, 16 de agosto de 2011

China elogia Reino Unido por sua intenção de Controlar a Internet

A mídia estatal chinesa teceu elogios ao recente pronunciamento do Primeiro Ministro Britânico David Cameron. O Primeiro Ministro Britânico insinuou que intenciona bloquear e espionar pessoas em redes sociais a fim de controlar os recentes disturbios ocorridos no país.

"Sr. Speaker, todo mundo que está assistindo essas ações horríveis serão atingido pela forma como eles [os amotinados] se organizam através das redes sociais. O livre fluxo de informação pode ser usado para o bem, mas também pode ser usado para o mal. Então, estamos trabalhando com a polícia, os serviços de inteligência e a indústria para ver como impedir as pessoas de se comunicarem através destes sites e serviços, quando sabemos que elas estão tramando desordem, violência e criminalidade."
-David  Cameron,  Primeiro Ministro Britânico

O site de notícias estatal chinês Global Times elogiou o pronunciamento afirmando que essa medidas aproximam os países ocidentais do ponto de vista de Beijing, dizendo que "a liberdade de expressão na Internet não deve existir sem barreiras". 

"A Desconfiança do governo britânico na Internet e no serviço de mensagens Blackberry - símbolos da liberdade de expressão - é uma reação forçada, susceptível a perturbar o mundo ocidental. Enquanto isso, a discussão aberta da contenção da Internet na Grã-Bretanha deu origem a uma nova oportunidade para o mundo inteiro. Meios de comunicação dos EUA e da Inglaterra são usados para criticar os países em desenvolvimento por coibir a liberdade de expressão. A nova atitude da Grã-Bretanha vai ajudar a apaziguar as brigas entre o Oriente e o Ocidente sobre a futura gestão da Internet.
Quanto à China, os defensores de um desenvolvimento ilimitado da Internet devem pensar duas vezes sobre suas idéias originais.
Na internet não faltam posts e artigos que incitam a violência pública. Eles irão causar enormes danos quando forem espalhados sem controle. E então, todos os governos não terão outra escolha a não ser fechar esses sites e prender os agitadores.

A turbulência deve levar ao auto-exame, caso contrário ela vai levar a um grande perigo para o seu próprio destino."

A China é o pior país quando se trata no controle da internet atualmente. Na internet chinesa é muito comum o bloqueio, o rastreamento e o registro das conexões dos usuários, comumente seguido de prisões. O google foi convidado a se retirar da China recentemente por se recusar a suprimir resultados no seu motor de busca. A condição de sua permanência foi apagar qualquer conteúdo que seja ofensivo ao governo.

No Brasil estamos caminhando para um destino parecido. A ANATEL recentemente anunciou um novo regulamento para a internet que impôe os provedores a retenção obrigatória dos dados de conexão dos usuários, abrindo caminho para a vigilância em massa dos usuários da internet, para instaurar um clima de medo e receio na internet (assim como na China). Isto também com a aprovação iminente do projeto de lei Azeredo que institui a retenção em massa de dados de conexão dos usuários por 3 anos, além da proposta do Ministério da Justiça do Marco Civil que prevê vigilância massiva de IPs por 6 meses. Além, é claro, de todas as ações pontuais do Ministério Público impondo aos provedores a retenção dos dados de conexão por "termos de ajustamento de conduta", isto,  para pegar perfis anônimos no orkut. 

Será o Brasil é o próximo a ser elogiado pela China? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário