quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Chile: Jornalista não acatará ordem de censura imposta pela Suprema Corte

Patricio Mery Bell, jornalista e sócio do grupo de notícias Panoramas News, foi obrigado, por ordem do Tribunal de Apelações Chileno, a retirar do site do grupo na internet matérias jornalisticas e uma gravação que comprova um caso de corrupção envolvendo a cúpula da Polícia Militar Chilena (Carabineros de Chile). O jornalista anunciou que não irá cumprir a decisão "inescrutável" do Tribunal de Apelações Chileno e voltou a reiterar a acusação de censura jornalística contra uma investigação envolvendo o diretor-geral da polícia chilena em um grave caso de corrupção. O Jornalista anunciou que irá recorrer em todas as instâncias legais, sejam nacionais ou internacionais, para defender o direito dos meios de comunicação de informar sem qualquer tipo de censura prévia.
"Se outros como José Carrasco Tapia deram suas vidas para defender o direito de informar, que eu entregue a minha liberdade frente a opressão, é o mínimo a fazer face a brutal censura jornalística que a Corte de Apelações nos pede a cumprir, portanto, estou disposto a responder por minhas ações profissionais". 
-Patricio Mery Bell

Através de uma gravação, cuja as fontes são protegidas, o jornal revelou uma conversa entre um funcionário do Ministério Público Militar (presumivelmente Michelle Guerra, secretário de gabinete do procurador militar em Santiago) e um oficial aposentado da polícia, onde foi divulgado que a polícia realizou escutas ilegais a parlamentares e opositores do governo, perseguição de funcionários, extorsão, assédio e corrupção. A denuncia expõe como a cúpula da polícia “paga favores” e manipula a justiça militar, como aumentam penas e suprimem elementos que se atrevem a denunciar casos de corrupção.

O direito dos jornalistas de protegerem suas fontes e de denunciar casos de corrupção no governo é um direito fundamental, assim como a liberdade de expressão, ao qual a justiça nem o governo podem passar por cima. A decisão do tribunal chileno possui tons autoritários que remontam ao seu passado de repressão e censura oficial. 


Com informações de Panoramas News e Partido Pirata Chileno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário