Configuração do Parlamento. Em laranja: Os Piratas. |
O sucesso repercutiu na imprensa do mundo todo e ajuda os outros partidos piratas espalhados pelo mundo. Da mesma forma como aconteceu em 2009 com o sucesso do Partido Pirata sueco nas eleições do Parlamento Europeu, onde conseguiram 7,1% dos votos e duas cadeiras no Parlamento Europeu.
Um domingo chuvoso
A manhã de domingo do dia 18 de eleição foi uma manhã chuvosa e isso foi bastante favorável, já que o eleitorado do Partido Pirata é predominantemente composto por jovens e o voto não é obrigatório. Então, é provável, que devido ao tempo ruim, muitos eleitores mais velhos - o tradicional eleitorado dos Partido Social Democrata e Democrata Cristão - consideraram que não era um bom dia para sair de casa e ir votar.
Nesse "saque de votos" feito pelo Partido Pirata, o FDP não passou pela cláusula de barreira de 5% dos votos e perdeu a elegibilidade para o parlamento. Podemos considerar que o FDP foi o verdadeiro perdedor, enquanto o Partido Pirata foi o grande vencedor, em termos de perdas e ganhos. FDP é um tipo de partido neo-liberal pró-empresários e faz parte da base de apoio da Chanceler Angela Merkel.
Há muitas colocações sobre o motivo da expressiva vitória dos piratas em Berlin. Talvez o que faça mais sentido seja que os piratas incorporaram demandas locais que não são tradicionais aos outros partidos, como transporte público gratuito e direito à habitação. Além de manter as tradicionais políticas do Partido Pirata, como o direito a privacidade, à crítica a sistemas de vigilância, direitos autorais e patentes. Mas o que ficou mais evidente na companha de Berlim foi justamente dar menos prioridade às questões centrais do Partido Pirata e propor com bom humor soluções para problemas locais. Preenchendo dessa forma um vácuo causado pela política tradicional. A própria Chanceler Angela Merkel do Partido Cristão Democrata CDU classificou o voto nos piratas como "voto de puro protesto". Mas que na verdade deve ser visto como o resultado de uma conjuntura bastante favorável de descrença generalizada na política tradicional. O bom humor e o "sangue novo" nas eleições arejou a política e causou mais comparecimento nas urnas, sobretudo dos jovens.
Perdas e Ganhos
No gráfico da direita abaixo, pode-se perceber a expressiva vitória dos piratas em relação às perdas e ganhos com base na eleição anterior. E que os verdes também conseguiram conquistar terreno, mas que o SPD, Die Linke e principalmente o FDP e os partidos menores perderam parte do seu eleitorado, com relação a eleição anterior.
De cima para baixo: Social-democratas, Democratas Cristãos, Partido Verde, Die Linke (esquerda tradicional), FDP (empresários), Piratas e "Outros". |
Esperar para ver
Com o resultado do Partido Pirata em Berlim se configurou um parlamento bastante equilibrado e todos os blocos terão que conversar entre si para haver acordos quanto a votações. Mesmo que depois das alianças iniciais se configure dois grandes blocos no parlamento, o Partido Pirata pode agir como o fiel da balança e dar o voto de minerva para questões bastante importantes. Mas os piratas podem agir de muitas formas no parlamento, eles podem dar prioridade para as questões principais ou mesmo deixá-las por último. Isso pode gerar diferentes cenários. E também eles podem fazer decisões erradas quanto a alianças, o que pode acontecer com qualquer partido debutante. Como há perdas e ganhos de forma bastante expressiva, o cenário político pode ser bastante diferente, principalmente com a saída do FDP. É esperar para ver.
Piratas em Berlim acompanhando os resultados. À esquerda: Fabricio, um pirata do Brasil que estava lá e nos passou informações sobre as eleições. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário