quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Análise: A vitória dos piratas em Berlim

Configuração do Parlamento.
Em laranja: Os Piratas.
O Partido Pirata alemão conseguiu um incrível sucesso nas últimas eleições do dia 18 para o parlamento da cidade-estado de Berlim. Com 8,9% dos votos, os alemães conseguiram ao todo 15 cadeiras no parlamento de Berlim, superando enormemente os resultados anteriores de 2006, onde o Piratenpatei conseguiu apenas 0,6% dos votos para o Bundestag.

O sucesso repercutiu na imprensa do mundo todo e ajuda os outros partidos piratas espalhados pelo mundo. Da mesma forma como aconteceu em 2009 com o sucesso do Partido Pirata sueco nas eleições do Parlamento Europeu, onde conseguiram 7,1% dos votos e duas cadeiras no Parlamento Europeu.


Um domingo chuvoso

A manhã de domingo do dia 18 de eleição foi uma manhã chuvosa e isso foi bastante favorável, já que o eleitorado do Partido Pirata é predominantemente composto por jovens e o voto não é obrigatório. Então, é provável, que devido ao tempo ruim, muitos eleitores mais velhos - o tradicional eleitorado dos Partido Social Democrata e Democrata Cristão - consideraram que não era um bom dia para sair de casa e ir votar.
Nesse "saque de votos" feito pelo Partido Pirata, o FDP  não passou pela cláusula de barreira de 5% dos votos e perdeu a elegibilidade para o parlamento. Podemos considerar que o FDP foi o verdadeiro perdedor, enquanto o Partido Pirata foi o grande vencedor, em termos de perdas e ganhos. FDP é um tipo de partido neo-liberal pró-empresários e faz parte da base de apoio da Chanceler Angela Merkel.

Há muitas colocações sobre o motivo da expressiva vitória dos piratas em Berlin. Talvez o que faça mais sentido seja que os piratas incorporaram demandas locais que não são tradicionais aos outros partidos, como transporte público gratuito e direito à habitação. Além de manter as tradicionais políticas do Partido Pirata, como o direito a privacidade, à crítica a sistemas de vigilância, direitos autorais e patentes. Mas o que ficou mais evidente na companha de Berlim foi justamente dar menos prioridade às questões centrais do Partido Pirata e propor  com bom humor soluções para problemas locais. Preenchendo dessa forma um vácuo causado pela política tradicional. A própria Chanceler Angela Merkel do Partido Cristão Democrata CDU classificou o voto nos piratas como "voto de puro protesto". Mas que na verdade deve ser visto como o resultado de uma conjuntura bastante favorável de descrença generalizada na política tradicional. O bom humor e o "sangue novo" nas eleições arejou a política e causou mais comparecimento nas urnas, sobretudo dos jovens.

Perdas e Ganhos

No gráfico da direita abaixo, pode-se perceber a expressiva vitória dos piratas em relação às perdas e ganhos com base na eleição anterior. E que os verdes também conseguiram conquistar terreno, mas que o SPD, Die Linke e principalmente o FDP e os partidos menores perderam parte do seu eleitorado, com relação a eleição anterior.
De cima para baixo: Social-democratas, Democratas Cristãos, Partido Verde,
Die Linke (esquerda tradicional), FDP (empresários), Piratas e "Outros".
Se somarmos as perdas relativas de SPD, Die Linke e FDP, temos aproximadamente os ganhos do Partido Pirata, mas isso não significa exatamente que com base nas perdas nesses três partidos, se realizou o ganho dos piratas. Há de se considerar que os partidos pequenos - uma miríade de pequenos partidos que não passam de 5% dos votos e normalmente nem chegam perto disso - tiveram uma perda significativa. Isto pode ser entendido como uma mudança de comportamento do eleitorado, sobretudo mais jovem, que deixou de colocar seu voto "alternativo" ou mesmo "de protesto" nesses partidos pequenos, e possivelmente consideraram o Partido Pirata para esse tipo de voto. É muito difícil contabilizar exatamente quem tirou voto de quem e quem perdeu, mas a diferença que os piratas obtiveram pode ser entendida de forma ilustrativa quando se fala em perdas e ganhos.

Esperar para ver

Com o resultado do Partido Pirata em Berlim se configurou um parlamento bastante equilibrado e todos os blocos  terão que conversar entre si para haver acordos quanto a votações. Mesmo que depois das alianças iniciais se configure dois grandes blocos no parlamento, o Partido Pirata pode agir como o fiel da balança e dar o voto de minerva para questões bastante importantes. Mas os piratas podem agir de muitas formas no parlamento, eles podem dar prioridade para as questões principais ou mesmo deixá-las por último. Isso pode gerar diferentes cenários. E também eles podem fazer decisões erradas quanto a alianças, o que pode acontecer com qualquer partido debutante. Como há perdas e ganhos de forma bastante expressiva, o cenário político pode ser bastante diferente, principalmente com a saída do FDP. É esperar para ver.
Piratas em Berlim acompanhando os resultados.
À esquerda: Fabricio, um pirata do Brasil que estava lá e nos passou informações  sobre as eleições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário