domingo, 28 de agosto de 2011

Da onde veio o nome Partido Pirata?

Campanha da BPI na
decada de 1980.
A história de um nome

Para entender esse detalhe, é preciso conhecer um pouco da história pro trás da fundação do Partido Pirata. O Partido Pirata ou Piratpartiet surgiu na suécia em 2006 por ocasião de um movimento anti-copyright mais amplo de crítica a atuação da entidade Antipiratbyrån (Escritório antipirataria, fundado em 2001) que fazia lobby da industria cultural e demonizava os usuários de compartilhamento de arquivos. Em resposta ao Antipiratbyrån, alguns ativistas criaram, por volta de 2003, um "coletivo" ou think-tank chamado Piratbyrån (ou escritório da pirataria) para dar apoio a idéias e debates, a crítica da "propriedade intelectual" e crítica ao Antipiratbyrån. Em 2003, o Piratbyrån lança um site de compartilhamento de arquivos chamado Piratebay ("baía do pirata" ou mesmo "ebay do pirata", que faz uma brincadeira com as palavras pirat e ebay - o maior site de comercio eletrônico do mundo. O PirateBay se tornou independente do Piratbyrån em 2004 e se propôs a ser o maior site de troca de arquivos do mundo se tornamdo bastante popular na Suécia e no resto do mundo em parte pelas posições políticas que defendia, assim como pela nova tecnologia Bittorrent que usavam.

De Antipiratbyrån, veio Piratbyrån, que veio Piratebay que por sua vez inpirou o nome Piratpartiet - O Partido Pirata. É importnte destacar que o Partido Pirata surge em um contexto histórico muito específico, e particularmente favorável na Suécia. A Suécia foi um dos primeiros países do mundo a implantar uma banda larga avançada e acessível para a maioria dos cidadãos. No ano de 1998, enquanto no brasil a maioria dos usuários se conectava à internet com um modem barulhento de 56 Kbps, na Suécia, era bastante popular a conexão de 10 Mbps (que equivale a a uma velocidade 200 vezes maior) que era apelidada de "conexão Jesus", por sua miraculosa velocidade para a época. Quando surgiu o Napster, ele se tornou uma feramenta muito popular nesse país, assim como a rede Gnutella e o DCC. E nesse contexto, foi na Suécia que as entidades de lobby da Industria Cultural começaram desde muito cedo suas atividades de perseguição aos usuários de compartilhamento de arquivos. Assim como também a contestação e o movimento de resistência.

O Partido dos Direitos Civis

O Partido Pirata surge como uma iniciativa dentro de um movimento mais amplo de contestação buscando agir com uma estratégia parlamentar usando da política formal. Apesar de ser ridiculamete fácil registrar um partido político na Suécia, se comparado com o Brasil, Rick Falkvinge, o fundador do Piratpartiet enfrentou algumas dificuldades também, assim como qualquer movimento novo que surgiu antes deste. Desde então, o Partido Pirata na Suécia veio lapidando a sua política evoluindo de um "partido do compartilhamento de arquivos"  para um "partido dos direitos civis" (conforme explica Rick Falkvinge na Conferência Internacional dos Partidos Piratas, Alemanha, 2011). O Partido Pirata não pretende ser um bastião da luta antipropriedade intelectual  e assuntos relacionados, nem tomar a causa para si, mas ser apenas parte de um movimento mais amplo, desta forma, organiza sua política com base em um programa de princípios e uma estratégia parlamentar específica que pode ser visto por muitas pessoas como algo restrivo, mas que está completamente de acordo com o que pretende o partido. Muitas pessoas parecem não gostar do nome, mas muitas pessoas simpatizam com ele. E nesse nome está a essência do movimento anticopyright ao qual o Partido Pirata teve sua origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário