quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Valor Eterno da Privacidade

Texto de Bruce Schneier, publicado em 2006 na revista Wired.

A réplica mais comum aos defensores da privacidade - feita por aqueles que são a favor dos controles de identidade, câmeras, bases de dados, data mining e outras medidas de vigilância em massa é nesta linha: "Se você não está fazendo nada de errado, o que você tem a esconder?"

Algumas respostas inteligentes são: "Se eu não estou fazendo nada errado, então você não tem nenhum motivo para me vigiar". "Isso é porque o governo definine o que é errado e fica sempre mudando a definição." "É porque você pode fazer algo de errado com as minhas informações." Meu problema com respostas como estas, mesmo estando certas, é que elas aceitam a premissa de que a privacidade é esconder um erro. Não é. A privacidade é um direito inerente à condição humana, e uma exigência para a manutenção da condição humana com dignidade e respeito

terça-feira, 21 de junho de 2011

Patentear a Vida

Texto de Michael Crichton no NY Times, publicado em 2007.

Você ou alguém a quem você ama poderá morrer devido a uma patente genética que, para inicio de conversa, nunca deveria ter sido concedida. Legítimo ou improvável? Desgraçadamente, é um fato muito real.

As patentes genéticas usadas agora impedem a pesquisa, impedem a comprovação médica e mantêm informação vital longe do paciente e de seu médico. Patentes de genes retardam o caminho dos avanços médicos sobre doenças mortais. E elevam os custos exorbitantemente: um teste para câncer de mama que poderia ser realizado por US. 1.000 custa U$. 3.000.

Pela abolição do sistema de patentes

Patente da Roda registrada na
Austrália: Exemplo do absurdo
das patentes.
Os monopólios como as patentes são um dos mais perigosos inimigos da sociedade. Ele leva a preços excessivos e grandes custos ocultos para os cidadãos. As patentes são monopólios privados oficialmente concedidos sobre idéias. As grandes empresas estão lutando arduamente para quebrar o recorde do número de patentes, sequer tiradas do papel, que depois usam frequentemente contra seus concorrentes menores e que não podem competir com essas grandes empresas. O objetivo monopolista não é manter o preço de mercado e competir em igualdade de condições oferecendo produtos de melhor preço e qualidade. Pelo contrário, as patentes são usadas como uma alavanca para elevar o preço a um nível que em um mercado livre e aberto não teria espaço e também para impor restrições que nunca seriam aceitas. Nós queremos limitar a possibilidade de monopólios desnecessários e prejudiciais.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A fundação do Partido Pirata Internacional

 Assinaturas no estatuto do
Pirate Parties International,
fundado em Bruxelas em
18 de abril de 2010.  
Neste post do PPP foi publicado um relato da última conferência internacional dos Partidos Piratas que aconteceu na Alemanha este ano. Nenhum delegado do Brasil participou por falta de interesse de quem podia participar. Mas em 2010, aconteceu a primeira conferência internacional de grandes proporções e o Brasil participou da conferência que aconteceu em Bruxelas, na Bélgica. Nessa conferência foi formalizado uma entidade internacional de cooperação mútua entre os partidos piratas formados e a se formar: O Pirate Parties International.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Conclusões da conferência do Pirate Parties International em Friedrichshafen

Símbolo do PPI
Post do Movimento Partido Pirata Português.

Realizou-se entre 11 e 13 de Março de 2011, na Messe de Friedrichshafen na Alemanha, a conferência anual do Pirate Parties International (PPI), que contou mais uma vez com a participação do Partido Pirata Português (PPP), na qualidade de membro de pleno direito e um dos fundadores do PPI.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Uma Declaração de Independência do Ciberespaço por John Perry Barlow

Governos do Mundo Industrial, vocês gigantes enfadonhos de carne e aço, eu venho do espaço cibernético, o novo lar da Mente. Em nome do futuro, eu peço a vocês do passado que nos deixem em paz. Vocês não são bem-vindos entre nós. Vocês não têm soberania onde nos reunimos.

sábado, 11 de junho de 2011

O que é o Partido Pirata?

Um Partido Político que defende a pirataria?


Não é apenas isso. O século XX foi o século da chamada "ideologia da propriedade intelectual", isso determinou decisivamente a forma como era organizada a nossa cultura e o conhecimento. Agora no começo do século XXI há um esgotamento dessa ideologia através de várias situações limites que questionam essas idéias. cada vez mais nós percebemos como os direitos autorais não servem ao seu propósito de estimular a criação. Cada vez mas nós percebemos que as patentes ao invés de fomentar o desenvolvimento tecnológico, servem para freiá-lo. E, sobretuto, cada vez mais percebemos que os direitos fundamentais como os direitos à privacidade e à liberdade de expressão estão sendo esquecidos e minados nos fazendo caminhar para uma sociedade de vigilância e controle.